Postado por BraiNNIAC em 30/jun/2024 -
A expansão do cosmos contém mistérios que por muito tempo vêm desafiando nossa compreensão do Universo. Embora o modelo padrão seja a melhor hipótese para explicar a expansão e a aceleração do Universo, essa proposta tem sido alvo de críticas e questionamentos. Isso se deve ao fato de o modelo depender de conceitos teóricos, como matéria escura e a energia escura, que nunca foram observados. Segundo o professor Naman Kumar, do Instituto Indiano de Tecnologia, a necessidade desses conceitos poderia ser eliminada se o Universo fosse considerado como um elemento de um par, em que o outro elemento é um antiuniverso onde o fluxo de tempo corre em sentido oposto. Em seu trabalho, o Prof. Kumar utiliza conceitos da teoria quântica e da relatividade geral para mostrar como o Universo aceleraria naturalmente na presença de um antiuniverso. Com essa nova proposta, o desafio agora é encontrar evidências da existência do antiuniverso.
Leia mais: Inovação Tecnológica
Postado por BraiNNIAC em 23/jun/2024 -
O recente trabalho publicado por Jeffrey e colaboradores descreveu o uso de técnicas de aprendizagem de máquina para a construção de um modelo de evolução do universo, com foco especial no papel da energia escura.
Leia o artigo completo: Cosmology and Nongalactic Astrophysics
Postado por BraiNNIAC em 16/jun/2024 -
O Comitê Olímpico Internacional (COI) implantará IA para combater o abuso nas redes sociais dirigido a 15.000 atletas e autoridades durante as Olimpíadas de Paris. O sistema de IA visa proteger os atletas monitorando e apagando automaticamente postagens abusivas para fornecer ampla proteção contra abusos cibernéticos.
Leia mais: Dig Watch
Postado por BraiNNIAC em 09/jun/2024 -
Em um estudo inovador, pesquisadores utilizaram um volume de 1 mm³ de córtex cerebral saudável, obtido durante um procedimento cirúrgico em uma paciente com epilepsia. Apesar do tamanho reduzido da amostra, a análise de imagens revelou a presença de 57 mil células e 150 milhões de sinapses, que são pontos de conexão onde os sinais são transmitidos de um neurônio para outro. A quantidade de dados gerados foi de 1,4 milhão de gigabytes, o que levou à colaboração com o Google para o uso de uma inteligência artificial especializada no processamento de imagens.
Leia o artigo na íntegra: Science
Postado por BraiNNIAC em 02/jun/2024 -
Pesquisadores da Universidade de Tohoku, no Japão, desenvolveram um método matemático inovador capaz de prever terremotos sem a necessidade de novos sensores ou perfurações. Trata-se de um método de análise de dados sísmicos capaz de revelar ondas sísmicas “escondidas” que as técnicas atuais não são capazes de detectar. Os pesquisadores superaram os desafios da análise de “matriz espectral” ao introduzir componentes de retardo de tempo, permitindo detectar eventos sísmicos que passam despercebidos. Esta inovação não só melhora a detecção de terremotos, mas também tem potencial para aprimorar aplicações em diversas áreas, desde buscas na internet até análises geofísicas para encontrar depósitos minerais.
Leia mais: Inovação Tecnológica
© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados