Postado por BraiNNIAC em 28/jul/2024 -
O funcionamento do cérebro tem sido uma inspiração promissora para a construção de hardware para aprendizagem de máquina. No entanto, o alto consumo de energia e a lentidão no treinamento de, por exemplo, redes neurais artificiais ainda são desafios significativos. O treinamento em modo digital, com a execução em modo analógico, pode proporcionar uma redução no tempo de processamento e no consumo de energia, mas os erros que surgem se acumulam de forma muito rápida. Esse problema foi contornado com o desenvolvimento de um sistema de computação analógica capaz de aprender de maneira autônoma. Trata-se de um sistema físico, não projetado para um fim específico, mas que aprende tarefas genéricas de acordo com as entradas que recebe. Uma das características mais interessantes dessa forma de aprendizagem de máquina é a sua interpretabilidade, fugindo assim do padrão de “caixa-preta” das técnicas de aprendizagem tradicionais.
Leia mais: Inovação Tecnológica
Postado por BraiNNIAC em 21/jul/2024 -
O estudo das origens da vida na Terra e a procura de vida em outros corpos celestes do universo compõem o escopo da Astrobiologia. Investigações recentes têm sugerido que a aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial – utilizando estratégias de aprendizagem de máquina – poderá ser particularmente útil para a implementação de pesquisas astrobiológicas.
Leia mais: Nature
Postado por BraiNNIAC em 14/jul/2024 -
Se nos últimos anos as conversas e discussões relacionadas à tecnologia têm tido como questão central a emergência dos grandes modelos de linguagem (LLMs) — como o ChatGPT e similares —, podemos considerar que, neste exato momento, estamos entrando em uma nova etapa em termos de progresso tecnológico… Por ora, o termo ainda não é bem definido no universo da tecnologia. Basicamente, os agentes são descritos, recorrentemente, como ferramentas avançadas de IA generativa, de modo que são capazes de realizar tarefas complexas – em nome de um usuário ,–, além de gerar e gerenciar sua própria lista de tarefas, sem que o próprio usuário precise orientá-los etapa por etapa.
Leia mais: Canaltech
Postado por BraiNNIAC em 07/jul/2024 -
A computação orgânica e a inteligência de organoides representam um campo emergente de pesquisa na interseção entre a eletrofisiologia e a inteligência artificial. O conceito central envolve o uso de neurônios vivos para realizar cálculos, similar ao uso de Redes Neurais Artificiais (ANNs). No entanto, diferentemente das ANNs, onde a atualização de tensores digitais pode modificar instantaneamente as respostas da rede, novos métodos precisam ser desenvolvidos para redes neurais usando neurônios biológicos.
Descobrir esses métodos é um desafio e requer um sistema capaz de conduzir inúmeros experimentos, idealmente acessível a pesquisadores em todo o mundo. Para isso, uma startup Suíça desenvolveu um sistema de hardware e software que permite experimentos eletrofisiológicos em uma escala sem precedentes. A Neuroplatform possibilita que pesquisadores realizem experimentos com organoides neurais por mais de 100 dias.
Atualmente, em 2024, o sistema está disponível gratuitamente para fins de pesquisa, e vários grupos de pesquisa já começaram a utilizá-lo em seus experimentos. O artigo científico abaixo descreve a arquitetura do sistema e fornece exemplos específicos de experimentos e resultados.
Leia mais: Frontiers
© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados