Arquivo de outubro 27America/Sao_Paulo 2024

Perseverance Rover Utiliza IA Avançada para Investigar Possíveis Sinais de Vida em Marte

Postado por BraiNNIAC em 27/out/2024 -

Enquanto o Perseverance Rover da NASA realiza sua missão na Cratera Jezero, seu objetivo é identificar rochas com traços minerais que possam indicar a existência de vida microbiana no planeta há bilhões de anos. Uma das ferramentas-chave dessa exploração é o PIXL, um espectrômetro de raios X do tamanho de uma lancheira, montado na extremidade do braço robótico do rover. O PIXL se destaca pela sua precisão, capaz de analisar amostras tão pequenas quanto um grão de sal. Este é o primeiro instrumento em Marte a empregar uma forma de inteligência artificial conhecida como “amostragem adaptativa”, aprimorando a eficiência das análises.

Leia mais: NASA

O rover Perseverance da NASA em Marte tirou esta selfie, composta por 62 imagens individuais, em 23 de julho. Uma rocha apelidada de “Cheyava Falls“, que possui características que podem ajudar a responder se o Planeta Vermelho abrigou vida microscópica no passado, está à esquerda do rover, próximo ao centro da imagem.
Fonte: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Por que a teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros pode estar errada?

Postado por BraiNNIAC em 20/out/2024 -

Buracos negros são regiões estranhas do espaço de onde, segundo a teoria de Einstein, nada pode escapar. Há buracos negros ainda mais estranhos, como aqueles carregados eletricamente, que são chamados de “extremos”. Em 1973, os físicos Stephen Hawking, James Bardeen e Brandon Carter afirmaram que buracos negros extremos não poderiam existir no mundo real. No entanto, recentemente dois matemáticos provaram que Hawking e seus colegas estavam equivocados. O novo trabalho demonstra que, de acordo com as leis da física conhecidas, não há qualquer impedimento para a formação de buracos negros extremos.

Leia mais: Exame

Novos rumos da exploração subaquática

Postado por BraiNNIAC em 06/out/2024 -

A empresa britânica, Beam, apresentou recentemente o primeiro veículo subaquático autônomo do mundo, movido por Inteligência Artificial de ponta. O mini-submarino, realiza tarefas complexas de forma independente, de forma eficiente e precisa, sem necessidade de pilotagem humana. Ele navega e toma decisões em tempo real, sem conexão à internet.

Leia mais: The Next Web

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados