Informativo

A Declaração de Nova York sobre Consciência Animal

Em 19 de abril de 2024 foi lançada a A Declaração de Nova York sobre Consciência Animal, a qual destaca importantes aspectos éticos e científicos relacionados ao modo como os animais humanos lidam com os animais não-humanos. O texto da declaração, em tradução livre, segue abaixo:

“Quais animais têm capacidade para experiência consciente? Embora permaneça muita incerteza, surgiram alguns pontos de amplo acordo.

Primeiro, existe um forte apoio científico para atribuições de experiência consciente a outros mamíferos e a aves.

Em segundo lugar, a evidência empírica indica pelo menos uma possibilidade realista de experiência consciente em todos os vertebrados (incluindo répteis, anfíbios e peixes) e em muitos invertebrados (incluindo, no mínimo, moluscos cefalópodes, crustáceos decápodes e insetos).

Terceiro, quando existe uma possibilidade realista de experiência consciente num animal, é irresponsável ignorar essa possibilidade nas decisões que afetam esse animal. Devemos considerar os riscos para o bem-estar e utilizar as evidências para informar as nossas respostas a esses riscos”.

Para ler o texto original da Declaração e consultar os seus fundamentos, acesso o link: https://sites.google.com/nyu.edu/nydeclaration/declaration?authuser=0

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados