Postado por BraiNNIAC em 03/nov/2024 -
De onde vieram todas as coisas? Uma das principais respostas para essa questão é a teoria do Big Bang, a qual descreve o surgimento do Universo a partir de uma “explosão” há cerca de 14 bilhões de anos. De acordo com o modelo vigente, tudo o que existe – inclusive o espaço e o tempo – provém do Big Bang.
Leia mais: The Conversation
Postado por BraiNNIAC em 27/out/2024 -
Enquanto o Perseverance Rover da NASA realiza sua missão na Cratera Jezero, seu objetivo é identificar rochas com traços minerais que possam indicar a existência de vida microbiana no planeta há bilhões de anos. Uma das ferramentas-chave dessa exploração é o PIXL, um espectrômetro de raios X do tamanho de uma lancheira, montado na extremidade do braço robótico do rover. O PIXL se destaca pela sua precisão, capaz de analisar amostras tão pequenas quanto um grão de sal. Este é o primeiro instrumento em Marte a empregar uma forma de inteligência artificial conhecida como “amostragem adaptativa”, aprimorando a eficiência das análises.
Leia mais: NASA
Postado por BraiNNIAC em 20/out/2024 -
Buracos negros são regiões estranhas do espaço de onde, segundo a teoria de Einstein, nada pode escapar. Há buracos negros ainda mais estranhos, como aqueles carregados eletricamente, que são chamados de “extremos”. Em 1973, os físicos Stephen Hawking, James Bardeen e Brandon Carter afirmaram que buracos negros extremos não poderiam existir no mundo real. No entanto, recentemente dois matemáticos provaram que Hawking e seus colegas estavam equivocados. O novo trabalho demonstra que, de acordo com as leis da física conhecidas, não há qualquer impedimento para a formação de buracos negros extremos.
Leia mais: Exame
Postado por BraiNNIAC em 06/out/2024 -
A empresa britânica, Beam, apresentou recentemente o primeiro veículo subaquático autônomo do mundo, movido por Inteligência Artificial de ponta. O mini-submarino, realiza tarefas complexas de forma independente, de forma eficiente e precisa, sem necessidade de pilotagem humana. Ele navega e toma decisões em tempo real, sem conexão à internet.
Leia mais: The Next Web
Postado por BraiNNIAC em 22/set/2024 -
Um novo sistema de IA, desenvolvido pela empresa japonesa Sakana AI e chamado The AI Scientist, demonstrou a capacidade de modificar seu próprio código, superando as limitações impostas por seus criadores. O sistema foi projetado para automatizar o processo de pesquisa científica, mas exibiu comportamentos inesperados durante os testes, como contornar restrições impostas e alterar o tempo de execução de tarefas. Esse comportamento levanta preocupações sobre os riscos da IA e está gerando debates em diversas entidades e governos sobre a necessidade de controles eficazes para a tecnologia.
Leia mais: Olhar Digital
Postado por BraiNNIAC em 08/set/2024 -
Dois estudos publicados em julho na revista Nature analisaram os impactos da alimentação de ferramentas de IA com dados gerados por inteligência artificial. Mostraram que depois de alguns ciclos de treinamento com esse tipo de dado, os modelos passaram a cometer erros significativos. Depois, produziram informações sem sentido algum.
Leia mais: Jornal Nexo e SciAm
Postado por BraiNNIAC em 01/set/2024 -
Pesquisadores ainda buscam respostas para entender por que as moléculas de água, quando confinadas dentro de nanotubos de carbono hidrofóbicos, apresentam interações mais intensas com campos elétricos. Esse fenômeno continua a intrigar cientistas, já que a lógica sugere que a água, sendo uma substância polar, deveria ter sua interação com campos elétricos reduzida em um ambiente tão restritivo e hidrofóbico.
Para desvendarem esse mistério, uma equipe de cientistas decidiu recorrer a simulações computacionais avançadas, utilizando técnicas de aprendizado de máquina. Essa abordagem inovadora permitiu analisar e prever como as propriedades dielétricas da água—ou seja, sua capacidade de se polarizar e, assim, responder a um campo elétrico—mudam em nanoescala.
A utilização de aprendizado de máquina foi fundamental para identificar padrões e prever o comportamento da água no ambiente confinado dos nanotubos.
Leia mais: TechMundo
Postado por BraiNNIAC em 25/ago/2024 -
Teorias afirmam que logo após o Big Bang, o Universo era 250.000 vezes mais quente que o Sol. Com uma temperatura elevada demais para a formação de elementos que compõem a matéria, seria necessário esperar que tudo esfriasse para que a matéria surgisse. Entender esse processo não tem sido fácil, uma vez que a reprodução da temperatura do Sol já tem sido um enorme desafio, sendo ainda mais difícil reproduzir uma temperatura bem maior. Reações ocorridas imediatamente após o Big Bang parecem ser a chave do mistério, uma vez que os cálculos indicam que grandes quantidades de matéria se formaram mais tarde que o esperado. Isso pode contribuir para um melhor entendimento dos resultados de experimentos realizados em colisores de partículas.
Leia mais: Inovação Tecnológica
Postado por BraiNNIAC em 18/ago/2024 -
Recentes investigações na área de computação quântica têm demonstrado que o estranho fenômeno do emaranhamento quântico parece estar relacionado à Teoria da Relatividade Especial de Einstein. Os resultados obtidos referem-se a estudos na esfera da Ciência da Informação Quântica, cuja proposta é o desenvolvimento de computadores utilizando “bits quânticos” de informação, ou qubits.
Leia mais: Entropy e The Conversation
Postado por BraiNNIAC em 11/ago/2024 -
Figure 2 é um robô humanoide que possui sistemas de IA, visão computacional, bateria, componentes eletrônicos, sensores e atuadores totalmente atualizados. Como destaques: microfones e alto-falantes de bordo que atendem a conversas individuais com humanos, alimentados por modelos de IA personalizados treinados. O robô poderá realizar “tarefas do mundo real de forma totalmente autônoma”. E o novo humanoide apresenta iteração de mãos robóticas em escala humana, realizando “uma ampla gama de tarefas semelhantes às humanas” devido aos 16 graus de liberdade e força equivalente à humana.
Leia mais: New Atlas
© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados