A Ilusão do Livre Arbítrio

“A Ilusão do Livre Arbítrio: Uma Perspectiva Neurobiológica” – O renomado neurologista Robert Sapolsky, da Universidade de Stanford, desafia a noção de livre arbítrio em seu novo livro. Com base em décadas de pesquisa com babuínos no Quênia e estudos sobre o comportamento humano, Sapolsky argumenta que nossas ações são o resultado de uma cadeia complexa de causas biológicas e ambientais. Ele sugere que a compreensão dessa realidade pode ser libertadora, especialmente em uma sociedade onde as pessoas frequentemente se sentem culpadas por coisas que estão além de seu controle. Siqueira R, Schramm F. (2008) também trazem contribuições e reflexões que alicerçam a compreensão da autonomia na análise sobre auto governar-se, uma importante ponte para avaliação do “livre arbítrio” (Siqueira R, Schramm F, 2013).

Leia mais: BBC

Robert Sapolsky é professor de biologia e neurologia na Universidade de Stanford, nos EUA

Referências

1. Siqueira R, Schramm F. A eutanásia e os paradoxos da autonomia. Ciencia & Saúde Coletiva (Río de Janeiro, Brasil) 2008 janeiro-fevereiro; 13(1): 207-221.
  2. Siqueira R, Schramm F. BIOETICA E NEUROCIÊNCIAS: OS DESÍGNIOS DA MOÎRA.Revista TB, Rio de Janeiro, 195: 5/26, out.-dez., 2013.