Computação analógica resolve equações complexas, rumo ao mercado

Pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst demonstraram que o memoristor, um componente eletrônico com memória intrínseca, pode resolver problemas científicos complexos com uma quantidade de energia significativamente menor que aquela exigida pela computação digital tradicional. Os memoristores são utilizados na computação neuromórfica (inspirada no cérebro) e, em contraste com a computação digital baseada em transistores, representam uma forma de computação analógica. Os resultados obtidos pelos pesquisadores com chips baseados nesses componentes comprovam a “supremacia analógica”, superando as limitações da computação digital.

Leia mais: Inovação Tecnológica

Chip integrado contendo matrizes de barras transversais de memoristores de vários tamanhos, que a equipe levou uma década para projetar e aprimorar.
[Imagem: Can Li/Qiangfei Xia]