Informativo

Computação orgânica e inteligência de organoides: Uma nova fronteira na pesquisa

A computação orgânica e a inteligência de organoides representam um campo emergente de pesquisa na interseção entre a eletrofisiologia e a inteligência artificial. O conceito central envolve o uso de neurônios vivos para realizar cálculos, similar ao uso de Redes Neurais Artificiais (ANNs). No entanto, diferentemente das ANNs, onde a atualização de tensores digitais pode modificar instantaneamente as respostas da rede, novos métodos precisam ser desenvolvidos para redes neurais usando neurônios biológicos.
Descobrir esses métodos é um desafio e requer um sistema capaz de conduzir inúmeros experimentos, idealmente acessível a pesquisadores em todo o mundo. Para isso, uma startup Suíça desenvolveu um sistema de hardware e software que permite experimentos eletrofisiológicos em uma escala sem precedentes. A Neuroplatform possibilita que pesquisadores realizem experimentos com organoides neurais por mais de 100 dias.
Atualmente, em 2024, o sistema está disponível gratuitamente para fins de pesquisa, e vários grupos de pesquisa já começaram a utilizá-lo em seus experimentos. O artigo científico abaixo descreve a arquitetura do sistema e fornece exemplos específicos de experimentos e resultados.

Leia mais: Frontiers

Referências

  1. Jordan FD, Kutter M, Comby, J-M, Brozzi F, Kurtys E. Open and remotely accessible Neuroplatform for research in wetware computing. Front. Artif. Intell, 7:1-16, 2024. DOI: 10.3389/frai.2024.1376042.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados